Custo por preço fixo no Primavera P6


O Software Primavera P6 tem um sistema de abordagem de custos que leva em consideração a alocação dos recursos do tipo homem-hora (labor), equipamentos (non-labor) e materiais (materials). Entretanto, se ao invés desta abordagem ser baseada nestes três tipos de recursos variáveis, se basear em um contrato de custos fixos, onde todo o centro de custo de uma atividade é representado por uma soma total fixa? Como seria esta representação no Primavera P6?


Contratos de preço fixo são um tipo de contrato onde o pagamento pelo trabalho feito não depende dos recursos usados ou do tempo gasto. O preço é fixado independentemente do esforço despendido. Desta forma, o cliente transfere o risco de excesso de custo para o contratado; qualquer despesa acima do preço fixo especificado será pago pelo contratado. Apesar de não existir um campo padrão para custos fixos no Primavera P6, é possível criar este campo para as atividades.


Este artigo demostra o processo de atribuir um custo fixo para as atividades do seu projeto no Primavera P6.

Nós temos na Figura 01 um projeto de remodelagem e reparação de tubulação.


O contratado concordou em prover os recursos humanos, equipamentos e materiais para cada atividade a um custo fixo. Então, teremos que associar para cada respectiva atividade sua soma de custos.


A melhor forma para fazer isso no Primavera P6 é definir um registro de custos num campo customizável pelo usuário (User Defined Fild) nominado de “Fixed price cost”. Custos serão somados nos níveis da WBS (Estrutura Analítica de Projetos) e para todo o projeto. A principal desvantagem desta abordagem é que os valores de custos registrados no campo “Fixed price Cost” não serão somados aos cálculos de custos planejados totais. O campo custo planejado total inclui o custo homem hora total planejado, custo de equipamento total planejado, custo de materiais totais planejados e as despesas totais planejadas. O campo criado “Fixed price Cost” não será incluído nesta soma dos custos planejados totais.


Isto significa que não seremos capazes de misturar custos dos recursos das atividades com os preços de custos fixos delas. Isso é bom, desde que todas atividades sejam do tipo custo de preço fixo.


Vamos assumir que todo nosso projeto seja do tipo custo de preço fixo e proceder definindo o campo “Fixed price Cost” na parte de customização. Selecionar Administer -> Enterprise Data. Veja figura 02.

Na caixa de diálogo “Enterprise Data” selecione “Activity UDFs”, figura 03

Selecione “+ Add”. Escreva “Fixed price Cost” e selecione o campo do tipo “Cost”, figura 04.

Agora nós criamos nosso campo customizável “Fixed price cost”.


Retorne para a página de atividades da aba projetos. Selecione “customize view” e então “columns”. Terá então disponível agora o campo customizado “Fixed price cost” na categoria de campos customizados pelo usuário “Activity User Defined”, figura 05.


Agora temos nossa programação e a coluna de preços de custos fixos. Para associar um custo a cada atividade, basta simplesmente selecionar a respectiva célula e digitar a quantia, figura 06.



RESUMO

É possível no Primavera P6 definir um campo de custos de preço fixo na parte de campos customizáveis e associar para todas as atividades respectivamente o seu valor. Em contrapartida, este tipo de abordagem tem com desvantagem o fato destes custos não fazerem parte do campo de custos totais planejados.


Entretanto, isso não será um problema se o contrato do projeto for do tipo preço fixo, onde os custos das atividades possuem valores fixos. O campo de “Fixed price cost” estará arrolado por todos os elementos da EAP, ou seja, para cada entregável do projeto.


Este artigo original está disponibilizado no site https://tensix.com/2017/01/stacked-histograms-in-p6-professional/ . A Lugão Consultoria apenas traduziu o conteúdo para os usuários brasileiros do Primavera P6 que não possuem facilidade com a língua inglesa.


Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square