• Thiago Lugão

Plano de ação mal elaborado


Dando continuidade à série de artigos sobre Gestão de Riscos em Projetos (GRP), hoje iremos abordar o sétimo dos dezesseis tópicos sobre o tema “Problemas no processo de gestão de Riscos”. Cada semana irei abordar uma causa, destas 16 escolhidas por mim como as principais.


Então vamos lá:


Todo esforço até agora foi feito no intuito de termos insumos para elaboração do melhor plano de ação possível. É por meio deste que a equipe de projeto irá direcionar seus esforços. Um bom plano de ação deve ter as seguintes características:


1- Definição clara dos objetivos;

2- Ser Mensurável;

3- Se possível, os passos que devem ser tomados para alcançar o objetivo;

4- Prazo para implementação;

5- Responsáveis;

6- Representação gráfica do seu andamento, monitoramento;

7- Sansão pelo não cumprimento.


Infelizmente, o que vemos na maioria das empresas são planos de ação para o cliente ver. São genéricos, muitas das vezes abstratos de difícil mensuração e ficam sem acompanhamento.


O plano de ação deve ser algo especial. E tudo que é especial, é escasso e bem aproveitado. Quando se trata de gestão de riscos, a importância dada para o plano de ação é quase nula. Elabora-se na hora, sem qualquer raciocínio mais profundo e para todo tipo de risco, tornando o trabalho enfadonho.


O ideal é que o plano de ação seja elaborado em conjunto, para poucos riscos (apenas os críticos e altos) e passe por uma análise de SWOT (força, fraqueza, oportunidade e ameaça). Tem que ter o advogado do diabo para verificar se o plano de ação é bom. Não deixe que todo HH investido no processo de gestão de riscos seja jogado fora com plano de ações pífios. É a moral da equipe que está em jogo e o futuro do projeto.


Queridos leitores, espero que tenham gostado do assunto de hoje. Meditem no que foi escrito neste artigo.


Na próxima semana iremos entrar em outro tema dentro das principais causas que impactam o processo de gestão de riscos: Falta de engajamento do time de projeto pela gestão de riscos.

Aguardo vocês, até a próxima e fiquem na paz!

Lugão Consultoria

www.lugaoconsultoria.com.br

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo