Toda sexta feira, irei abordar a certificação PMP por meio da divulgação de conhecimento referente ao guia PMBOK, a prova de certificação e outros assuntos que ajudem a ampliar o conhecimento sobre gestão de projetos e que contribuam para o sucesso na prova.
Conforme alguns já sabem, o PMBOK 7ª edição não está estruturado em processos e sim em princípios. Princípios estes que devem ser seguidos, independente da abordagem que esteja sendo utilizada para gerenciar um projeto (SCRUM, KANBAN, Prince, ITIL, FEL, HYB, ou qualquer outro).
Começaremos a nossa série de artigos abordando os 12 princípios que fundamentam a gestão de projetos. Hoje, será o Stewarship, que os tradutores do PMBOK português traduziram como Administração.
A tradução de Stewarship é comissariado. Um termo bem apropriado se pensarmos na função de um comissário de aviação, que é administrar os recursos da aeronave, cuidar de todos a bordo com ética e transparência.
Sobre o princípio da administração, o PMBOK afirma: - “Os administradores agem com responsabilidade para realizar atividades com integridade, cuidado e confiabilidade, mantendo a conformidade com as diretrizes internas e externas. Demonstram um amplo compromisso com os impactos financeiros, sociais e ambientais dos projetos que apoiam”.
A administração abrange responsabilidades internas e externas à organização. Na organização, administrar inclui:
- Trabalhar em alinhamento com a organização, seus objetivos, estratégia, visão, missão e sustentabilidade do seu valor em longo prazo;
- Manter o compromisso e o engajamento respeitoso com os integrantes da equipe do projeto. Inclui também remuneração, acesso a oportunidades e tratamento justo;
- Realizar supervisão diligente dos recursos financeiros da organização, materiais e outros itens usados em um projeto; e
- Compreender o uso apropriado de autoridade, prestação de contas e responsabilidade, especialmente nas posições de liderança.
A administração fora da organização inclui responsabilidades em áreas como:
- Sustentabilidade ambiental e uso de materiais e recursos naturais pela organização;
- Relacionamento da organização com as partes interessadas externas, como seus parceiros e canais;
- Impacto da organização ou do projeto no mercado, na comunidade social e nas regiões em que atua; e
- Progresso do estado da prática em setores profissionais.
Estamos verificando cada vez mais as organizações adotando uma visão holística dos negócios, considerando o desempenho financeiro, técnico, social e ambiental simultaneamente. Tanto é, que hoje não se fala mais em EVTE e sim e, EVTEA (Estudo de viabilidade técnico, econômico e ambiental).
Paramos por aqui o artigo de hoje. Próxima sexta será abordado o segundo princípio do PMBOK 7ª edição, denominado TEAM, que foi traduzido por Equipe.
Lembrando que a Lugão Consultoria está com inscrições abertas para turmas de estudo para obtenção da Certificação PMP. Acessem o site www.lugaoconsultoria.com.br para saber mais sobre as turmas ou entre em contato pelo meu linkedIN ou whataspp.
As turmas presenciais funcionam aos sábados nas cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Comments