Sobre as 35 horas de contato em treinamento de gerenciamento de projetos


O Resumo de conteúdo do exame do PMP, que você pode obter online no PMI, especifica os pré requisitos para elegibilidade ao exame. Em relação ao curso de 35 horas, consta no resumo:


“Verifique pelo menos 35 horas de contato de instruções específicas que abordaram os objetivos de aprendizagem no gerenciamento de projetos. Registre todas as horas de ensino, independentemente de quando elas foram acumuladas. O trabalho do curso deve ter sido concluído antes de enviar a inscrição.”


Outra questão que frequentemente gera dúvidas é sobre o curso. O curso deve ser presencial ou pode ser EAD? Tem que possuir algum certificado do PMI? A hora online vale menos?


Vou retirar um trecho do resumo que aborda esta questão:


“ (...) uma hora de instrução em sala de aula equivale a uma hora de contato. Se você concluiu um curso universitário sobre gerenciamento de projetos, onde se reuniu por três horas por semana durante 15 semanas, você deve registrar 45 horas de contato. Se apenas uma parte do curso está relacionada a gerenciamento de projetos, somente as horas gastas no gerenciamento de projetos poderão ser aplicadas ao total.”


Ou seja, pode utilizar como comprovante horas da sua pós graduação em gestão de projetos – Foi meu caso quando fiz a prova. Qualquer curso online que emita um certificado e inclua avaliação ao final do curso.


O resumo também apresenta uma lista exemplificativa dos tipos de instituições de ensino que podem servir de comprovação:


A. ATP (Authorized Training Partner, parceiros autorizados de treinamento) de PMI;

B. Capítulos de PMI;

C. Programas patrocinados pelo empregador/empresa;

D. Empresas ou consultores de treinamento (por exemplo, escolas de treinamento);

E. Empresas de ensino à distância, incluindo uma avaliação de final de curso;

F. Programas acadêmicos e de educação continuada em universidades/faculdades;


As horas do curso devem incluir conteúdo sobre qualidade, escopo, cronograma, orçamento, comunicações, riscos, aquisição, custos, recursos, partes interessadas e gerenciamento de integração dos projetos.


Vale ressaltar que grupo de estudo, por mais organizado que seja, não pode ser utilizado como comprovante. É interessante que o estudante escolha um curso com boa reputação, pois caso caia na auditoria do PMI, a qualidade do curso será avaliada.


Espero ter ajudado e bons estudos!

Próxima semana tem mais conteúdo sobre certificação PMP.

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts