top of page
  • Foto do escritorThiago Lugão

É o cronograma, estúpido !!


James Carville, um dos principais estrategistas de Bill Clinton na eleição presidencial dos EUA em 1992, criou a mensagem "É a economia, estúpido!", como um dos lemas fundamentais para a bem sucedida campanha de Clinton.

Hoje, venho parafraseando esta frase e fazendo um trocadilho com o cronograma, ferramenta de planejamento e controle do prazo em um projeto.

Neste mapa mental, listei as principais causas de atraso no cronograma de obra, por meio de minhas visões e estudos similares na área. Mas pare !! São causas de atraso no cronograma, e não de atraso no projeto. Este, item bem maior, necessitaria de outros tipos de abordagens e análises.

O intuito do estudo é o seguinte: - cada semana irei abordar uma ramificação do mapa mental em um artigo, e gostaria muito de sua contribuição. Sua visão, experiência profissional e formas de como atuou para driblar esta causa.

Mas Lugão, são apenas essas as causas?? Respondo que não. Como disse anteriormente, listo as principais, aqueles 20% fatores que geram 80% dos problemas, como ensinou Paretto.

Apenas pegando um gancho no filósofo Wesley Safadão, que adora recitar seus sonetos de 99% anjo, mas aquele1% vagabundo, listei aquelas 20% tranqueiras que geram 80% das nossas dores de cabeça.

Portanto, pra começar bem a semana, começarei abordando a parte azul escuro do mapa “Falta de conhecimento técnico do Gerente de projetos”

Até mais e tenham uma excelente semana !!!

Blog: http://www.engenheirolugao.com.br/#!blog/o0ay7

Site: http://www.lugaoconsultoria.com.br/

81 visualizações0 comentário
bottom of page