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  • Foto do escritorThiago Lugão

O que é Design for X – DF(X)?


INTRODUÇÃO


Hoje irei abordar um assunto que não é muito da seara de quem não trabalha com desenvolvimento de produto. Entretanto, este conceito está se tornando mais popular devido o PMI inseri-lo no manual PMBOK 6ª edição. Vamos então entender do que se trata?

Design for “excellence” (também conhecido como DFX) é um termo geral usado no mundo da engenharia que serve como um espaço reservado para diferentes objetivos de design. Na realidade, o termo DFX é melhor pensado como Design para "x", onde a variável x é intercambiável com um dos muitos valores, dependendo dos objetivos específicos do empreendimento. Alguns dos substitutos mais comuns para x incluem montagem (DfA), custo (DfC), logística (DfL), manufaturabilidade (DfM), confiabilidade (DfR), facilidade de manutenção e / ou reparabilidade (DfS).

Ou seja, ao se projetar um produto, os projetistas privilegiam sob qual óptica pretendem focar.

Se o objetivo é ter um produto líder em custo, os projetistas irão pensar/desenvolver o projeto com componentes mais baratos. Caso o objetivo seja o descarte final, exemplo de uma usina nuclear, os projetistas irão focar em criar um projeto onde o descomissionamento da planta seja algo prioritário.

Abaixo vamos abordar algumas áreas em que os projetistas podem focar o design do seu projeto:


  1. Design for Assembly – DFA – Design para montagem


A DfA se concentra em maximizar a facilidade com que um produto pode ou será montado. As principais considerações incluem se o trabalho humano ou a automação serão usados ​​para unir subcomponentes. Quando um processo é altamente automatizado, considerações como orientação de peça, técnicas de segmentação entre diferentes tipos de peças e espaçamento entre unidades na linha se tornam uma prioridade mais alta. Quando um processo de montagem é mais manual (ou seja, dependente do trabalho humano), coisas importantes a incorporar em seus projetos incluem a acessibilidade humana a pequenos espaços, uma sequência lógica de camadas para subcomponentes e submontagens para encaixar no produto maior e projetar a prova de erros nas partes em si. A prova de erro é essencialmente a ideia de que você deve ter certeza de que existe apenas uma maneira de montar um produto. Se o montador cometer um erro em relação à orientação, tamanho ou tipo de fixador, ou uma série de outros problemas que possam surgir durante a montagem, a verificação de erros impede que eles sejam feitos garantindo que a peça simplesmente não possa ser montada com os acessórios errados ou da maneira errada. Pense em projetar limites mecânicos em seus produtos (por exemplo, cavilhas quadradas que se encaixam em furos quadrados, mas simplesmente não podem caber em um buraco redondo, mesmo que o montador ache que devem). Um produto bem projetado tem salvaguardas contra erros que visam evitar resultados custosos mais baixos na linha de produção.





2. Design for Logistcs – DFL – Design para logística


O DfL também é conhecido como Design for Supply Chain. O conceito envolve a incorporação de considerações de projeto, como economia em embalagem e transporte, modularização (padronização) de peças e processos de produção paralelos que minimizam o tempo de espera e os requisitos de estoque.


- Embalagem e transporte: trabalhe no projeto de seus conjuntos acabados para se adequar a tamanhos padronizados para remessa e distribuição no varejo.


- Modularidade: Um exemplo de modularidade em um projeto seria usar o mesmo tipo de fixador (como um parafuso) usado em um projeto. Se não for possível usar apenas um tipo de parafuso, concentre-se em minimizar os diferentes tipos de parafusos usados ​​no projeto.


- O processamento paralelo envolve a eliminação de gargalos nos quais uma única precipitação pode sustentar toda a operação. O objetivo do processamento paralelo é alcançar a produção "just-in-time" (JIT) no menor tempo possível.


3. DfS: Design para Facilidade de Manutenção (Reparabilidade)


O que acontece quando as peças quebram e os reparos precisam ser feitos? O produto inteiro precisa ser desmontado? Todas as submontagens precisam ser descartadas? Embora seja mais comum do que nunca descartar produtos antigos para substituições completamente novas, ainda há vários setores em que o reparo é incrivelmente relevante para os projetistas. Produtos de longa duração, como veículos, refrigeradores e sistemas HVAC, todos se beneficiam da simplicidade de design que maximiza a facilidade de manutenção. De um modo geral, quanto mais fácil for o reparo de um produto, menores serão os preços e mais competitiva será a sua empresa no mercado. Princípios relevantes da DfS incluem a simplificação de projetos, minimizando o total de peças, fornecendo rotulagem de componentes lógicos e manuais técnicos do usuário, e disponibilizando peças de reposição. Tudo isso se traduz diretamente em clientes repetidos e felizes.


CONCLUSÃO


Há um grande número de fatores a considerar e equilibrar ao projetar um novo produto. Em todos os casos, é importante perceber que não existe um “design perfeito”. Tudo envolve compensações e o projeto mecânico não é exceção. O material mais barato geralmente significa custos mais baixos, mas também menor confiabilidade. A questão geralmente é quanto priorizar a economia de custo em detrimento de outras coisas como qualidade, confiabilidade ou manufaturabilidade. O planejamento prévio e as previsões precisas sobre o ciclo de vida do produto, as expectativas de vendas e a análise de ROI ajudarão a priorizar os diversos itens “x” que você pode projetar.


Toda semana artigos sobre gerenciamento de projetos ou software primavera ou MS-Project. Divirta-se!!

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