top of page
  • Foto do escritorThiago Lugão

Garimpando diamantes

Tema: A importância de uma boa contratação


Hoje irei escrever um artigo que no mundo jurídico se chama: - Advogar em causa própria. Porém, de grande importância para as empresas. Vamos lá!


Ultimamente muito se fala em diferencial competitivo em uma empresa. Mas qual é a base para chegar a estabelecer este diferencial?


Primeiramente, gostaria de conceituar vantagem competitiva:

"Vantagem competitiva pode ser entendida como uma vantagem que uma empresa tem em relação aos seus concorrentes e descreve atributos que permitem uma organização superar os mesmos. Esses atributos podem incluir o acesso aos recursos naturais, como minérios de alto grau ou energia barata, pessoal altamente qualificado, localização geográfica, altas barreiras de entrada, etc. As novas tecnologias, como a robótica e tecnologia da informação, também podem fornecer vantagem competitiva."


Como vimos, várias podem ser as causas para se obter um diferencial competitivo e ser uma empresa líder e consolidada em um mercado, dominando seu marketshare. Porém, eu quero me concentrar apenas em uma causa: PESSOAL ALTAMENTE QUALIFICADO.


Para obter este recurso altamente disputado, ou as vezes, até mesmo escondido, é necessário saber “garimpar”. E quando falo em saber “garimpar”, não é apenas saber encontrar a pedra preciosa no mercado, mas também saber selecioná-la, para não jogar fora a gema preciosa, achando que é uma pedra sem valor.



O meio pelo qual as empresas “garimpam” estas preciosidades é o processo de recrutamento e seleção. Por este se identifica o profissional adequado para o cargo desejado. No entanto, para contratarmos a pessoa para trabalhar na empresa, precisa-se de analisar a sua formação, experiência e as qualificações para um bom desempenho futuro em suas atividades. Para isso, dependerá de um bom recrutamento e posteriormente de um minucioso processo de seleção, pois só assim estará escolhendo o candidato com a melhor habilidade e conhecimento para cumprir as tarefas, as quais são atribuídas ao perfil do cargo.


Neste sentido, o processo de recrutamento e seleção é de extrema importância para o crescimento da organização. Segundo Chiavenato: “Recrutamento é o processo de atrair candidatos potencializados para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização”.

Chiavenato (2001) vai dizer que a escolha de bons profissionais é um aspecto primordial no sucesso organizacional. A seleção de pessoas constitui um investimento em tempo e dinheiro que proporciona excelentes resultados a curto e longo prazo.


Para Pontes (2010) não importa o que uma empresa produz ou vende, para que tenha prosperidade no mercado em que atua, ela precisa das melhores pessoas, de profissionais empreendedores, inovadores e com boa formação.

Saindo um pouco agora da importância de um bom recrutamento e entrando na questão dos processos de recrutamento em si, geralmente o setor de RH da empresa estrutura bem a parte de captação de profissionais e de avaliação de quesitos comportamentais, com testes de inteligência emocional e psicológicos. Porém deixa a desejar na parte de provas de conhecimento ou de capacidade.


As provas de conhecimento ou de capacidade são instrumentos para avaliar tanto quanto objetivamente os conhecimentos e habilidades adquiridos por meio de estudo, da prática ou do exercício. Procuram medir o grau de conhecimentos profissionais ou técnicos exigidos pelo cargo (noções de contabilidade, informática, vendas, tecnologia, produção, etc.), bem como o grau de capacidade ou habilidade para certas tarefas (perícia do motorista do caminhão ou de empilhadeira, perícia da digitadora, da telefonista, do operador de máquinas, operações em softwares, etc.).


A falta ou mau dimensionamento de uma prova de conhecimento faz com que todo o processo de seleção fique comprometido. Por causa deste gargalo no processo de recrutamento, muita das vezes a empresa acaba selecionando um excelente “ator” e um péssimo profissional técnico. E convenhamos, quem precisa de bons atores é a Globo!!


Você agora pode estar pensando: - Isso é deficiência de empresa pequena. Multinacionais possuem um processo de recrutamento tão estruturado, que geralmente até pelo diretor você é avaliado.


Então vamos a um fato vivido por mim:

“- Estava eu participando de um processo seletivo para uma multinacional e depois de passar por mais de 5 entrevistas, com profissionais de todos os níveis dentro da empresa, fui contratado para o cargo sem avaliarem meu nível de conhecimento no software Primavera, que era exigência primordial para o cargo”.


Passados alguns dias, em uma conversa informal com meu gerente, ele me falou que no final do processo ficou entre dois candidatos. Porém, optou por mim, pois no meu currículo estava escrito: Professor de Software Primavera.


Diante deste fato, vejam o nível do “tiro no escuro” que esta empresa se submeteu. Ela selecionou um profissional sem se preocupar com a veracidade do fato. Quantas pessoas escrevem no currículo: - Nível avançado em excel, e na hora do teste de seleção, não conseguem criar uma tabela dinâmica simples.


Portanto, o que gostaria de deixar exposto neste artigo é a importância de não deixar deficiências no processo de recrutamento e seleção, pois além de comprometer toda a seleção, pode acabar comprometendo as entregas de curto prazo do projeto que aquele profissional deveria atender e não está apto para a demanda.


Muitas empresas trabalham com testes em excel para avaliar o nível de conhecimento na ferramenta, até para processo seletivo de estagiário. Porém nunca presenciei uma companhia que avaliasse o nível de proficiência nos softwares MS-Project, quiçá Primavera.


Por conseguinte, contratar uma ajuda especializada nestes programas na hora da seleção ou criar um sistema de avaliação é de extrema importância para diminuir os riscos de contratar uma pessoa que não está apta para determinado cargo, e assim diminuir os custos de contratação de pessoal.




53 visualizações0 comentário
bottom of page