Quais são os tipos de questão sobre fórmula no exame de certificação PMP?


Para o exame PMP, você deve saber responder corretamente às perguntas com fórmulas sobre valor agregado, comunicações, suprimentos, probabilidade, diagramas de rede, seleção de projetos, depreciação e alguns fundamentos matemáticos. Você também precisa saber muitas siglas. Aqui está uma lista com os tipos de perguntas que você deve esperar:


- Aplique uma fórmula: Estas são perguntas diretas em que você recebe valores e espera-se que aplique a fórmula correta.


-Aplique duas fórmulas: Nessas questões, você obtém um conjunto de valores e pede para calcular um resultado. A princípio, parece que você pode simplesmente aplicar uma fórmula. Mas, ao aplicar essa primeira fórmula, você de repente percebe que está faltando um valor. Esse valor ausente deve então ser calculado primeiro por meio de uma segunda fórmula. Ex. Te fornecem o EV (valor agregado) e CV (variação em custo) e pedem para calcular o CPI = EV/AC. Porém, sem a ajuda da CV = EV – AC, vai parecer que está faltando informação.


- Inverter uma fórmula: Estas questões testam sua capacidade de pegar uma fórmula básica e invertê-la. Por exemplo, em vez de perguntar “4 + 6 =?” a pergunta seria “4 +? = 10” e é sua função inverter a fórmula e calcular “10-4 = 6”.


- Interpretação do resultado: Neste tipo de perguntas, você recebe um resultado e pergunta: “O que esse resultado significa para o projeto?”. Ex. O que significa CPI = 0,9?


- Encontre a fórmula correta: Para esses tipos de perguntas, você recebe um cenário e várias fórmulas como opções. Sua tarefa é selecionar a fórmula que melhor se aplica a um determinado cenário. Use uma fórmula baseada em palavras-chave: há mais de uma maneira de calcular os resultados de valor agregado. A fórmula a ser usada depende da progressão (ou saúde) do seu projeto. Estas são perguntas baseadas em cenários que contêm certas palavras-chave. Você deve reconhecer essas palavras-chave e aplicar a fórmula correta. Ex, existem várias maneiras de se calcular o valor do EAC (Estimativa ao completar). São quatro fórmulas diferentes que devem ser utilizadas para premissas diferentes. Interessante não?


Portanto, você pode ver facilmente que estar "matematicamente pronto" para o exame PMP significa mais do que simplesmente saber as fórmulas de valor agregado (EV). Sim, você definitivamente verá pelo menos uma pergunta EV em seu exame, mas isso simplesmente não é tudo que existe.


Depois destas dicas, vamos testar seu conhecimento sobre este assunto fórmulas? Qual destas fórmulas você usaria para calcular a estimativa de custo ao completar se a expectativa de CPI para o trabalho restante é a mesma que a atual?


A) EAC = BAC/CPI

B) EAC = AC + BAC – EV

C) EAC = AC + Bottom-up ETC

D) EAC = AC + [(BAC – EV)/(CPI x SPI)]


Difícil? Deixe sua resposta no comentário e explique o porquê.

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts