Há muito tempo o software Primavera P6 possui a capacidade de produzir histogramas estratificado, ou seccionado. Dito isto, muitos profissionais não estão cientes desta ferramenta ou não tiveram tempo para explorar estas capacidades que o programa oferece. Este artigo irá demonstrar de forma rápida, como criar um histograma estratificado por meio de etapas simples.
Histogramas estratificados são criados na área de detalhes situada na metade inferior da tabela de atividades, após clicar em “Resource Usage Profile”. Como você pode ver abaixo, eles podem demonstrar algumas informações sobre os recursos muito úteis e em um formato muito atraente e de fácil compreensão, que irá impressionar até os gerentes mais exigentes.
Você irá precisar de um cronograma com recursos alocados para poder testar estas etapas. Estes podem ser “labor”, “nonlabor” ou “materials”. Quando criar o histograma, terá que combinar todos em apenas um tipo de recurso, “labor” por exemplo. Se você misturar, o gráfico ficará em branco.
VAMOS COMEÇAR !!!
Na guia de atividades, selecione a opção “Resource Usage Profile”, conforme imagem abaixo.
Em seguida, vamos filtrar apenas os recursos que necessários, selecionando “Current Project’s Resources”, conforme figura abaixo.
Próxima etapa. Clicar no item – “Stacked Histogram” - no display que irá aparecer, conforme figura abaixo.
A área do gráfico ficará em branco, mostrando apenas as linhas na horizontal. Dê um clique com o botão direito em cima desta área branca do gráfico e selecione o item do menu “Resource Usage Profile Options”.
Na caixa de diálogo que irá abrir do “Resource Usage Profile Options”, dentro da guia “Data” clique no botão “add”.
Em seguida irá abrir uma caixa de diálogo do filtro resultante, crie um nome para o arquivo, preferencialmente o mesmo do tipo de recurso que irá exibir. Neste exemplo nós chamamos o filtro de “Forman” o qual será o nome da barra do gráfico e do recurso que iremos selecionar para exibir.
Em seguida, iremos clicar no campus “Parameter” e selecionar “Resource ID”.
Dica: Quando estiver com a lista aberta, clique na letra “R” no teclado. Esta lista é sensível a caracteres e irá rolar até a primeira letra “R” da lista.
No campus “Is” slecione “equals”, clique no campus “Value” e selecione o recurso que você deseja exibir. Neste caso, nós selecionamos o recurso FORMAN , do topo da lista.
Tendo feito nossa seleção na caixa de diálogo “Resource select” nós clicamos no botão “Select” para aplicar e fechar a caixa de diálogo.
Próxima etapa, nós clicamos no botão “Apply” da caixa de diálogo de filtros. Você irá ver a primeira de suas seleções de histograma estratificado aparecer na área do gráfico.
Agora, clique no botão “Add” novamente e repit ao processo para todos os recursos que você queira incluir no seu histograma estratificado. O resultado final será semelhante ao seguinte:
Você poderá salvar seu histograma recém criado usando o recurso “Save Layout As”. Recomendamos que faça isso para economizar tempo e esforço na próxima vez que quiser apresentar um histograma estratificado.
E claro, você poderá imprimir estes gráficos marcando a opção “Profile”, dentro da guia “Options”, situada na “Page Setup”.
RESUMO
Conforme acabou de ler, você poderá usar a ferramenta de histograma estratificado do Primavera P6 para criar alguns relatórios muito úteis e atraentes que mostrarão como os recursos estão sendo disponibilizados por todo o projeto. Acabamos de demonstrar o básico aqui e sugerimos que você experimente outras configurações na caixa de diálogo “Resources Usage Profile” para aprender a adicionar outras informações interessantes, como por exemplo curvas acumulativas aos relatórios de histograma em barras.
Este artigo original está disponibilizado no site https://tensix.com/2017/01/stacked-histograms-in-p6-professional/ .
A Lugão Consultoria apenas traduziu o conteúdo para os usuários brasileiros do Primavera P6 que não possuem facilidade com a língua inglesa.