top of page
  • Foto do escritorThiago Lugão

Nivelando recursos sem comprometer data final


A menos que o planejador especifique ao contrário, a configuração padrão do Primavera P6 permitirá que o nivelamento de recursos atrase a data de término do projeto.


Cronogramas vem com datas finais impostas pelo cliente. Este é um dos desafios da gestão de um projeto. Portanto, você não tem toda liberdade para trabalhar com o nivelamento, já que não deseja entregar um projeto fora da data de término.


Como devemos então lidar com os recursos super alocados? Primeiro, nivelar recursos dentro do flutuador total (total float). Em segundo lugar, negocie obter mais recursos para as atividades críticas. Se conseguir mais recursos não for uma possibilidade, então deverá renegociar o nível de esforço (produtividade) necessário com seus recursos atuais.

Este artigo demonstra como nivelar os recursos dentro do flutuador total da atividade no Primavera P6 Profissional.

Nós temos na figura 01 o nosso cronograma de demonstração:

Fig 01

Esta programação no P6 modela os estágios de planejamento de um projeto. O gerente de projetos está alocado em todas atividades, deixando-o super alocado. Portanto, será necessário nivelar a carga de trabalho da programação para este recurso.


Proceda da seguinte forma: Selecione Ferramentas (Tools) / Nível de recursos ( level resources), figura 02

Fig 02

Na caixa de diálogo de Nível de recursos, marque a opção “level all resources” e clique em “level”.

Fig 03

A programação do cronograma agora está completamente nivelada, fig 04


Fig 04


Não há mais recursos super alocados. Note, no entanto, que a data final do projeto atrasou de 10/jan para 17/jan. Não é isso que desejamos, pois a data de término não pode ser adiada.


Para nivelar a carga de trabalho e manter a data final do projeto fixada, selecione “Level resources only within activity total float” na caixa de diálogo de nível de recursos, fig 05. Isso fará que o recurso seja nivelado apenas dentro da folga total do projeto.


Fig 05


Agora, quando o seu cronograma for nivelado, a data final do projeto permanecerá fixa, fig 06.


Fig 06


Além disso, note que a atividade “write safety plan” muda para a direita (postergada) e se encaixa perfeitamente dentro da folga total disponível para minimizar a super alocação do gerente de projetos, fig 07.


Fig 07


Nosso esforço de nivelamento reduziu a alocação excessiva, mas o gerente de projetos ainda está super alocado, conforme fig 06.


O gerente de projetos deverá delegar alguma atividade para outro colaborador ou negociar mais recursos. Porém, antes desta tomada de decisão, o próprio Primavera P6 se encarregou de rearrumar as tarefas no tempo sem atrasar a data final.


RESUMO


O nivelamento de recursos no Primavera P6 suporta ajuste das atividades no tempo, reduzindo ou eliminando as super alocações. Porém, sabemos que muitas das vezes será necessário atrasar a data final do projeto.


Porém, a maioria dos projetos não permitirá atrasos na data final do cronograma. Portanto, basta nivelar dentro do total float. O Primavera P6 também permite que o nivelamento seja feito em apenas alguns recursos selecionados. Fica como exercício tentar descobrir esta opção.


Este artigo original está disponibilizado no site https://tensix.com . A Lugão Consultoria apenas traduziu o conteúdo para os usuários brasileiros do Primavera P6 que não possuem facilidade com a língua inglesa. Houve adaptação em alguns pontos, sem prejuízo da mensagem final. Para acessar outros artigos sobre Primavera P6, Gestão de Projetos, Certificação PMI, acesse o site :


936 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page