top of page
  • Foto do escritorThiago Lugão

Como realizar uma estimativa TOP-DOWN no PrimaveraP6


Todo projeto vem com orçamento, e muitas vezes com um preço fixo ou com uma cláusula de não inicialização caso a estimativa exceda este orçamento. Como um planejador, o desafio é tornar o orçamento viável dentro da realidade.


Primavera P6 Professional suporta a estimativa “TOP DOWN” para ajudá-lo a tornar o projeto adequado ao orçamento. Você pode fazer isso usando peso nas atividades e a ferramenta de estimativa “TOP DOWN”.


Primavera P6 Professional trabalha muito bem para fornecer estimativas ascendentes (Bottom-up) de atividades e entregas. Às vezes, o planejador recebe um valor total de HH (homem hora) ou de custo do projeto, e por meio deste é necessário estimar o valor de custo de cada atividade ou pacote de trabalho da EAP (Estrutura analítica de Projeto).


Bem, o Primavera P6 Professional está ai para tornar o seu trabalho mais simples. Este artigo irá demostrar como executar uma estimativa “TOP DOWN” utilizando a ferramenta deste poderoso software de gestão de projetos.


Nós temos na Figura 1 nosso projeto de demonstração.


No momento, este projeto não possui recursos alocados. Nós queremos executar a estimativa “TOP DOWN” até o último nível de atividade. Iremos começar mostrando a EAP do projeto, figura 02.


Na caixa de diálogo “Columns” da visão da EAP, nós iremos selecionar o item “Est Weight”, conforme figura 03.


Na figura 04, nós observamos que foram adicionados as colunas “EST Weight” e “At Completion Total Cost” no layout da visão de EAP.


Observe que na coluna "Est Weight" o peso dos itens da EAP “piping” e “trust block” somados são o valor do item da EPA “Instalation Piping System”. Observa-se também que o peso dos itens abaixo são sempre sumarizados no item superior.


Na tabela de atividades, Figura 05, incluímos as seguintes colunas: “Est Weight”, “budgeted labor units”, “budgeted labor cost” e budgetetd total cost”.


Mais adiante, adicionamos um recurso denominado “LUMPSUM” na base de dados de recursos, figura 06.


A taxa padrão do recurso “LUMPSUM” é $ 100,00/h. Nós iremos adiciona-lo para todas as atividades, exceto marcos, figura 07.


Agora, estamos prontos para realizar a estimativa “TOP DOWN”.

Selecione “Tools” e “Top down estimation …” figura 08.


Na Caixa de diálogo aberta, figura 09, nós iremos selecionar o maior nível da EAP do nosso projeto, no item WBS.


Nos foi passado uma estimativa total de HH (homem hora) de 600 HH para o projeto como um todo. Nós iremos inserir este valor no item “estimated units fields”. Observe que o método de estimação foi mudado para “Prior Experience”. Clique em aplicar. Na figura 10 iremos observar estas 600 horas sendo distribuídas entre os itens da EAP e suas respectivas atividades.


Observe que o método de estimação é alternado para a experiência anterior. Clique em aplicar. Na Figura 10, vemos como nosso esforço de 600 horas é distribuído entre atividades e entregas associadas.

Na figura 11, temos a visão da EAP correlacionado com a tabela de atividades

Isto é muito legal, mas queremos salvar esta informação para futuras referências. Então, volte para a caixa de diálogo “Top Down Estimation” e clique no botão “Save As”.


Insira um nome apropriado e salve. Figura 13.


Na figura 14, “Estimation History”, confirmamos que as horas do projeto foram ajustadas para 600 HH.


Feche a caixa de diálogo e vamos investigar o impacto de um aumento de 10% na unidade estimada HH, figura 15.


Na figura 16 nos podemos observar este aumento na coluna “Budgeted labor units”.


Faça novamente o salvamento para ter histórico.


RESUMO


Primavera P6 Professional suporta estimativas “TOP DOWN e BOTTOM UP”. Suas estimativas de ponderação da atividade serão mais significativas, se a sua atividade estimada em pesos for superior ao peso estimado fornecido. Uma vez que uma estimativa é criada, você pode salvá-la no histórico de estimativas para baixo para futuras referências. Também é possível examinar o impacto de menores ajustes de porcentagem nas unidades estimadas.


Este artigo original está disponibilizado no site https://tensix.com . A Lugão Consultoria apenas traduziu o conteúdo para os usuários brasileiros do Primavera P6 que não possuem facilidade com a língua inglesa. Houve adaptação em alguns pontos, sem prejuízo da mensagem final. Para acessar outros artigos sobre Primavera P6, Gestão de Projetos, Certificação PMI, acesse o site: www.engenheirolugao.com.br


Para acessar nosso portfólio de cursos, acesse www.lugaoconsultoria.com.br


834 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page