Folga em atividades Críticas - Primavera P6


Um dos nossos clientes recentemente encontrou uma situação inusitada em que a folga total de algumas atividades do caminho crítico no cronograma do Primavera P6 eram maiores do que zero.


Como pode isto ser possível? Se uma atividade tem a folga total maior do que zero, pela definição não pode ser crítica, certo?


Dependendo das configurações do seu software, isto pode ser uma verdade. No entanto, existem algumas situações no Primavera P6 em que podem ocorrer folgas positivas em atividades críticas. Neste artigo iremos explorar esta possibilidade e falaremos como lhe dar com esta situação “confusa” para alguns.


Dê uma olhada na seguinte rede de relacionamentos no exemplo. Na figura você poderá ver 03 atividades vermelhas, o que sugere que sejam críticas. Entretanto, se você observar o a coluna da folga total, notará quer uma dessas barras vermelhas está mostrando uma folga de 05 dias.


Também vale a pena mencionar que o marco de início é crítico e possui folga total de 02 dias. Para que possamos ter certeza que estas atividades são realmente críticas, inserimos a coluna “Critical”. Desta formas, poderá confirmar as atividades que o Primavera P6 considera críticas.




Então, sobre que circunstâncias este “enigma” pode ocorrer? Para responder esta pergunta, nós precisamos dar uma olhada em alguns atributos relativos a esta programação específica. O primeiro atributo é notável na tabela da esquerda, na coluna “calendar”. Nela você poderá ver 02 calendários em uso “trades – 5 day workweek” e o “trades – 5 day w May outage”. Nós fizemos o calendário de “parada em Maio” ser o padrão e visível no gráfico de gantt.


O segundo atributo pode ser visto na caixa de diálogo “Schedule options”



Se olharmos as opções na quarta seção da guia “General”, podemos observar que o “caminho mais longo” foi selecionado como método para determinar uma atividade crítica. Quando selecionamos esta opção, o Primavera P6 determina a criticidade baseada em seu lugar no caminho crítico no cronograma. Desta forma, podemos ver algumas atividades com folga total maior que zero serem apresentadas como críticas.


Este fato sozinho, no entanto, não é a causa do nosso “enigma”, mas sim a utilização de dois calendários diferentes. Embora seja legítimo usar mais de um calendário em qualquer cronograma, isto pode gerar alguns problemas na rede lógica. Atividades com calendários diferentes não devem estar “linkadas”, se possível. Isso pode gerar resultados muito desconcertantes não apenas nas datas, mas também no caminho crítico.


Isso é particularmente verdadeiro se houver diferentes períodos de não trabalho entre dois calendários. No nosso exemplo, temos uma interrupção de trabalho na semana do dia 07 de maio. A atividade “B” é exibida como crítica, mas tem 05 dias de folga total. Isso ocorre porque a atividade sucessora “D” possui como calendário “5 day w May outage” – parada ou interrupção da 1ª semana de maio – enquanto a atividade “B” está no calendário padrão dos 05 dias de trabalho semanais “5 day workweek”. Este fato levou a uma folga total de 05 dias ser considerada uma atividade crítica.


Se nós planejássemos essa mesma rede lógica, porém utilizando o método “Total float less than ore qual to zero hour”, em vez do método “Longest Path”, nós veríamos um resultado diferente.



Nesta próxima figura, realizamos esse cálculo e agora só vemos 02 barras vermelhas, ambas com folga total igual a zero.


RESUMO

Então, você acabou de ver um exemplo muito simples de como um cronograma do projeto pode conter atividades críticas que estão mostrando um valor de folga total maior que zero. Se você se encontra sempre tendo que lidar com este “mistério”, verifique os calendários que você está utilizando no seu cronograma e certifique-se se se você não possui atividades “linkadas” que utilizam calendários diferentes.


Isso pode até ser problemático quando você não está utilizando o método do caminho mais longo e calendários com diferentes horários de mudança. Esta situação pode ocasionar início das atividades subsequentes em turnos diferentes ou até alguns dias depois do que deveria ser, se considerasse o seu relacionamento puramente.


Este artigo original está disponibilizado no site https://tensix.com/2017/03/primavera-p6-professional-and-transferring-filters/ . A Lugão Consultoria apenas traduziu o conteúdo para os usuários brasileiros do Primavera P6 que não possuem facilidade com a língua inglesa.


www.engenheirolugao.com.br











Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square