Gestão de Riscos é sistemática, estruturada e oportuna


Sejam bem vindos a mais um tópico de uma série de mais de 30 artigos que irão abordar uma área muito importante da disciplina de gestão de projetos: Gestão de Riscos.


Uma estrutura de gestão de riscos deve se apoiar em alguns princípios. A norma ABNT ISO/TR 31004 elenca ao todo 11 princípios nos quais irei listar abaixo, porém irei abordar apenas 01. Fica como tarefa para você, leitor, ir atrás dos outros. São eles:


Antes de cada princípio leia: - A gestão de riscos (...)

  1. Cria e protege valor;

  2. É parte integrante de todos os processos organizacionais;

  3. É parte da tomada de decisão;

  4. Aborda explicitamente a incerteza;

  5. Sistemática, estruturada e oportuna;

  6. Baseada nas melhores informações disponíveis;

  7. É feita sob medida;

  8. Considera fatores humanos e culturais;

  9. É transparente e inclusiva;

  10. É Dinâmica, iterativa e capaz de reagir a mudanças;

  11. Facilita a melhoria contínua da organização

A implementação bem sucedida desses princípios determinará a eficácia e eficiência da gestão de riscos na organização.


Em relação ao item “e”, podemos dizer que a gestão de riscos é sistemática, porque ela é metódica, ordenada e contínua, assim como todo processo deve ser. Ela deve ser estruturada, ou seja, seguir uma estrutura, que no caso é a descrita na norma ABNT ISO 31000. Finalmente, a característica oportuna se deve ao fato dela deve ser aplicada no ponto ideal, que no caso é no processo de tomada de decisões. Senão, de nada serve, é apenas para “Inglês ver”.

O conhecimento destes princípios é muito importante para que possamos estruturar e avaliar o processo de gestão de riscos em nossa organização. Portanto, não deixe de baixar esta norma e ler um pouco sobre ela, pois ajudará a identificar pontos de melhoria no processo de gestão de riscos de sua organização.


Finalmente, gostaria de deixar o link dos cursos voltados para a área de gestão de projetos para os quais ministro aula.

www.lugaoconsultoria.com.br

Fiquem na paz!

Lugão Consultoria

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts