Sejam bem vindos a mais um tópico de uma série de mais de 30 artigos que irão abordar uma área muito importante da disciplina de gestão de projetos: Gestão de Riscos.
Uma estrutura de gestão de riscos deve se apoiar em alguns princípios. A norma ABNT ISO/TR 31004 elenca ao todo 11 princípios nos quais irei listar abaixo, porém irei abordar apenas 01. Fica como tarefa para você, leitor, ir atrás dos outros. São eles:
Antes de cada princípio leia: - A gestão de riscos (...)
Cria e protege valor;
É parte integrante de todos os processos organizacionais;
É parte da tomada de decisão;
Aborda explicitamente a incerteza;
Sistemática, estruturada e oportuna;
Baseada nas melhores informações disponíveis;
É feita sob medida;
Considera fatores humanos e culturais;
É transparente e inclusiva;
É Dinâmica, iterativa e capaz de reagir a mudanças;
Facilita a melhoria contínua da organização
A implementação bem sucedida desses princípios determinará a eficácia e eficiência da gestão de riscos na organização.
Em relação ao item “e”, podemos dizer que a gestão de riscos é sistemática, porque ela é metódica, ordenada e contínua, assim como todo processo deve ser. Ela deve ser estruturada, ou seja, seguir uma estrutura, que no caso é a descrita na norma ABNT ISO 31000. Finalmente, a característica oportuna se deve ao fato dela deve ser aplicada no ponto ideal, que no caso é no processo de tomada de decisões. Senão, de nada serve, é apenas para “Inglês ver”.
O conhecimento destes princípios é muito importante para que possamos estruturar e avaliar o processo de gestão de riscos em nossa organização. Portanto, não deixe de baixar esta norma e ler um pouco sobre ela, pois ajudará a identificar pontos de melhoria no processo de gestão de riscos de sua organização.
Finalmente, gostaria de deixar o link dos cursos voltados para a área de gestão de projetos para os quais ministro aula.
Fiquem na paz!
Lugão Consultoria