O princípio é: Envolva-se de fato com as partes interessadas. O engajamento das partes interessadas deve ser proativo e na medida necessária que possa contribuir para o sucesso do projeto e a satisfação do cliente.
Vale lembrar que as partes interessadas podem ser pessoas, grupos ou organizações que possam afetar, ser afetados ou sentir-se afetados por uma decisão, atividade ou resultado de um projeto, programa ou portfólio.
O PMBOK 6ª edição lista como uma área do conhecimento as partes interessadas. Gostaria de deixar bem claro, que diferente das outras edições em que uma nova substituía a anterior, neste caso, o PMBOK 7ª edição veio fundamentar e complementar o anterior. O PMI continua acreditando nos processos listados no PMBOK 6ª ed, mas entende que engajar Stakeholder tem que ser encarado como princípio de gestão, pois é a base pra qualquer projeto.
Como exemplo de influência das partes interessadas, o PMBOK 7ª edição chega a listar alguns aspectos de um projeto que podem ser afetados por essas:
- Escopo/requisitos, revelando a necessidade de adicionar, ajustar ou remover elementos do escopo e/ou requisitos do projeto;
- Cronograma, oferecendo ideias para acelerar a entrega ou diminuindo ou interrompendo a entrega das principais atividades do projeto;
- Custo, ajudando a reduzir ou eliminar despesas planejadas ou adicionando etapas, requisitos ou restrições que aumentam o custo ou exigem recursos adicionais;
- Resultados, ativando ou bloqueando o trabalho exigido para os resultados desejados;
- Cultura, estabelecendo ou influenciando, ou até mesmo definindo, o nível e o caráter do envolvimento da equipe do projeto e da organização em geral;
- Riscos, definindo os limites dos riscos do projeto, bem como participando de atividades subsequentes de gerenciamento de riscos. Inclusive, tenho um artigo que aborda esta questão de engajamento da equipe nos processos de Gestão de riscos. Clique aqui para saber mais.
Algumas variáveis são muito importantes neste processo de engajamento das partes interessadas. Entender como, quando, com que frequência e em que circunstâncias estas demandam por informações afeta substancialmente o resultado do engajamento. Outro fator que afeta este resultado são as habilidades interpessoais e atitudes positivas.
Portanto, gerenciar o projeto com processos estruturados que visem envolver as partes interessadas, respeitando o como, quando, frequência e circunstâncias é fundamento. E como qualquer fundamento, não pode deixar de ser levado em consideração em nenhuma hipótese.
Paramos por aqui o artigo de hoje. Próxima sexta será abordado o quarto princípio do PMBOK 7ª edição, denominado VALUE, que foi traduzido por Valor.
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